Alfabetização de Alunos Surdos
Para o desenvolvimento do processo de alfabetização com o surdo, há também diversidade metodológica. Entre os métodos que se destacam estão: o global e o analítico-sintético.
4.3.1. Método Global
A aplicação do método global implica que o aluno apresente os seguintes requisitos:
a) a criança surda deve ser atendida em idade precoce, ou seja, ter atendimento educacional ou clínico, logo que seja detectada a perda auditiva;
b) logo que seja detectada a perda, haja indicação do aparelho de amplificação sonoro individual adequado e, conseqüentemente, a estimulação dos resíduos auditivos;
c) a criança deverá passar por um período pré-escolar onde desenvolverá: o a aquisição de linguagem em nível de recepção e emissão oral do Português e/ou da utilização da Língua Brasileira de Sinais; o treinamento auditivo; o as funções e habilidades de coordenação viso-motor global;
o coordenação motora fina;
o percepção figura-fundo;
o constância perceptual;
o posição espacial.
d) a criança não deverá apresentar distúrbios perceptuais (espelhamento, problema de memória, etc.);
e) a criança deverá vir de um ambiente que lhe proporcione experiências variadas.
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